terça-feira, 25 de setembro de 2007

A moda além da moda

Jogada de marketing ou consciência verdadeiramente ecológica? Independente do que for, ultimamente, a moda tem se mostrado algo muito além de roupinhas bonitas que vestem vitrines de grifes famosas.
Essa moda ecológica começou nos anos 80 e era considerada pobre, brega e hippie. No entanto, com a necessidade de preservar o meio ambiente, as lojas e confecções estão cada vez mais optando por materias ecológicos e que defendem um conceito de proteção ao meio ambiente.
Na Itália, onde o mercado da moda é quase predominante, a ecomoda tem ganhado cada vez mais espaço nas passarelas e nos ateliês de grandes estilistas. Grifes como Nike, Gap, Levi Strauss e até Giorgio Armani, são adeptos à esta nova moda. Defendendo os materiais orgânicos, são produzidos, por exemplo: Ponchos feitos com fibra de soja, jóias e acessórios confeccionados com materiais reciclados, calças jeans feitas com algodão orgânico, calças fabricadas com algas, trajes elaborados com embalagem de ovos. Também reutilizam ou reciclam trajes velhos e evitam em sua produção, produtos químicos, fertilizantes, pesticidas e outros materiais prejudiciais ao meio ambiente.
A grife brasileira Osklen, mostrou na última edição do Fashion Week, sua nova coleção: Amazon Guardians, com mensagens defendendo o meio ambiente, e roupas e acessórios, também. Além de utilizar materiais como malhas de garrafa PET reciclada, tricot e malhas orgâncias (e-fabrics), a marca também utliiza na coleção estampas que lembram a cultura dos índios, primeiros guardiões da nossa floresta.
Muitos famosos também defendem esta idéia e ajudam a ressaltar que nada está mais na moda do que colaborar com o meio ambiente.


Postado por: Nathalia Molon

Um comentário:

Colaboradores disse...

http://edu.guim.blog.uol.com.br
Para colocarmos indicação aqui do nosso blog.
Bjus!! Gi..