domingo, 9 de setembro de 2007

Criminalidade Virtual

Atualmente, uma das maiores febres virtuais é o maior site de relacionamentos do mundo, o Orkut. Crianças, jovens, adultos e até vovôs fazem parte desta comunidade virtual da qual o intuito é ajudar seus membros a conhecerem novas pessoas, reencontrar velhos amigos, manter relacionamentos e até mesmo encontrar sua alma gêmea.
Neste site, milhões de pessoas criam páginas pessoais onde inserem fotos e deixam explícitas informações íntimas, como telefone, e-mail, viagens realizadas, nível social, bens que possui, hobbies, e hábitos de vida.Interessante e divertido até certo ponto, pois pode vir a ser muito perigoso. Em 2005, um empresario campineiro de 34 anos, acreditava ter encontrado a sua alma gêmea pela tela do seu computador através do Orkut.Seu sonho acabou quando acordou amarrado em uma árvore próxima a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), depois de ser agredido violentamente e ter o carro, dinheiro e todos os cartões de crédito roubados. Ele foi vitima de um sequestro relampago ao aceitar um encontro com uma mulher que havia conhecido apenas de modo virtual, e caiu na armadilha de uma quadrilha que está fazendo da internet seu espaço para escolher as vítimas que mais lhe interessam.
Este caso foi um entre milhares que aconteceram e ainda acontecem, portanto, temos de ser muito cautelosos pois podemos cair em uma emboscada como esta. Devemos saber bem da pessoa a qual estamos querendo nos relacionar, não podemos mais confiar muito em ninguém quando tratamos do site de relacionamento Orkut, pois as pessoas podem criar profiles falsos e nos enganar com uma boa conversa.Além disso devemos deixar o mínimo de informações pessoais explicítas, como bairro, fotos com bens materiais, e-mail, telefone entre outras.Nem mesmo no mundo virtual podemos viver tranqüilamente!

Nenhum comentário: