terça-feira, 18 de setembro de 2007

A macumba do bem

A única forma de acabar com o preconceito religioso: o conhecimento. Digo por mim, que antes de me informar sobre a Umbanda, pensava ser algo do mal, com princípios e fins diferentes e esquisitos.
Depois de pesquisar sobre esta religião (também conhecida como “a macumba do bem”), descobri que o preconceito era só meu e dos que não conhecem a mesma. O pensamento umbandista parte da paz e do respeito entre Deus, a natureza e o homem. A caridade para com todos (sem preconceito) e a busca da evolução e a melhoria espiritual.
A Umbanda já é parte da cultura brasileira, mas surgiu a partir da união de crenças como as do Catolicismo, Africanos, Indígenas, Espíritas, entre outros. Durante festas nas senzalas, os escravos encarnavam Orixás (energias enviadas por Deus), e com o tempo, passaram a incorporar espíritos ancestrais.
As sessões espíritas e os cultos aos Orixás são chamados giras. Elas aconteciam inicialmente em praias, mas agora os templos, terreiros ou Centro realizam-nas. O processo inicia-se com o chamado defumação; onde são queimadas ervas e essências para purificar a matéria, o espírito e o ambiente. Depois, a gira continua com a incorporação de diferentes entidades (chamados guias). Esses podem ser Pretos-Velhos, Crianças, Caboclos, entre outros.
O trabalho é realizado a partir de médiuns (pessoas que têm a qualidade de comunicar e incorporar espíritos) com a finalidade de levar as entidades desencarnadas, à uma melhoria espiritual muito grande. São como mensageiros de Deus e dos Orixás, que utilizam sua sensibilidade para transmitir sempre o bem e a caridade para todos. Estes devem sempre tomar os devidos banhos de descarrego.
Os apetrechos utilizados são roupas limpas e brancas, pés descalços, e dependendo da entidade incorporada, pedem-se chocalhos, cocáres ou roupas de diferentes cores.
Além de ser uma religião que visa inteiramente a melhoria do ser carnal ou espiritual, os umbandistas também visam condensar as energias enviadas por Deus e pelos Orixás, mantendo sempre um equilíbrio entre a mente e o corpo.
Só seremos livres de preconceitos, quando nossa mente for aberta à novas culturas, religiões, pensamentos e visões. E quando tivermos o interesse em pesquisar sobre o que nos faz ser tão diferentes uns dos outros.

Postado por: Nathalia Molon

6 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, nao sabia que a umbanda era algo do bem...fiquei impressionado...mó legal voces fazerem esse tema e parabens pelo texto

Anônimo disse...

ae como os cabocos sao do bem se eles fazem coisa do mal se fosse de deus eles seriao banido por fazer o mau pras pessoas usado no candomble eu ja estudei e falo sai dessa logo antes q se de mal

Anônimo disse...

bom voce ai diz que os macumbeiros pode ou serve a Deus e a os orixás bom o Senhor Jesus disse que tudo era possível ao que crer porem ele disser que uma coisa era impossível servir a dois senhores ou a pessoa serve a Deus ou ele ser ao diabo e macumba do bem vamos la pessoal temos que abri os olhos o diabo não poder fazer nada do bem porque ele e sujo, perverso,imundo, por exemplo voce não vare a sua casa com uma vassoura suja porque não vai mudar nada não posso confia no satanás (aniversário de Deus ) espero te ajudado muita pessoas não veja esse cometario como uma afronta mais como esclarecimento........

Anônimo disse...

''ae como os cabocos sao do bem se eles fazem coisa do mal se fosse de deus eles seriao banido por fazer o mau pras pessoas usado no candomble eu ja estudei e falo sai dessa logo antes q se de mal''

Estudou tanto que comenta merda ¬¬ pra começar Deus e com ''d'' maiúsculo e outra, na umbada se faz o bem e recebe o bem,onde vc quer fazer o mal recebera o mal em troca, os nomes são os mesmos mais as entidades não, pois assim como existe varias Marias,João, Antonio, na umbanda existe varias ,Maria padilha, Zé malandro, varios pretos velhos, e o mesmo que ta dentro da casa umbada que faz o bem não e o mesmo que pode ta no candomblé fazendo o mal, pois assim como existe pessoas com nomes iguais existe entidades com nomes iguais

Anônimo disse...

Energias enviadas por Deus? só se for um deus com d minúsculo

Anônimo disse...

Energias enviadas por Deus? só se for um deus com d minúsculo