quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Viaja Mais-Melhor Idade

O Ministério do Turismo implantou recentemente o programa Viaja Mais- Melhor Idade, que visa proporcionar atividades de lazer para pessoas com mais de 60 anos, por um preço acessível.

Marcello Collodoro, da agência Arrow Tur, diz que as vantagens do programa são diversas, que vão desde descontos em pacotes turísticos e no preço da passagem até facilidades no pagamento e redução das taxas no parcelamento.

O especialista diz que de forma geral, a iniciativa tem futuro, mas que deveria haver uma reestruturação da mesma para poder realmente atingir todo o público alvo. “A esmagadora maioria dos beneficiados não tem condições de pagar um plano de saúde, menos ainda um passeio turístico, por mais barato que ele seja.”. Ele diz também que se estas oportunidades de lazer não tivessem custo, todas as camadas seriam atingidas e o programa teria, sem dúvidas, um futuro.

Com o medo das tragédias aéreas que vêm acontecendo, os idosos criam uma aversão à este meio de transporte e ainda preferem o ônibus, ainda que o avião seja mais seguro. “Se eu ficar pensando no medo, não saio mais de casa”, declara Ezenita Pereira Leite, de 75 anos. Já Neiva Cia, de 72 anos, diz que a saída é ir de ônibus."Pelo menos não corro o risco de faltar lugar nele.”

Os destinos escolhidos pelos idosos ainda são aqueles mais tranqüilos e com pouco agito. “Um lugar muito requisitado o ano todo é Aparecida do Norte”, afirma Collodoro. Além dela, Poços de Caldas, Pousada do Rio Quente e cidades históricas também são muito procuradas. Segundo Ezenita, os hotéis participantes do programa oferecem aulas de ioga, caminhada, hidroginástica e diversas outras atividades saudáveis.

Ambas as entrevistadas ressaltam a importância do Viaja Mais-Melhor Idade para elas e todos os outros idosos. Neiva o considera “uma grande conquista” e diz que se sente tranqüila em saber do grande benefício na hora de viajar.

O preconceito que os idosos sofrem também é algo a ser superado a partir desta iniciativa . Neiva garante que quando os idosos conquistam mais um direito, o preconceito pode ser ultrapassado. “Com o aumento de pessoas mais velhas viajantes, as pessoas passam a enxergar com naturalidade este nosso direito”, ela diz. Para Ezenita, muitas pessoas pensam que viajar é coisa de gente nova, com energia e saúde. “Elas acabam esquecendo que nós temos tudo isso de sobra, e mais ainda este incentivo para viajarmos.”

Postado por: Nathalia Molon

3 comentários:

Liana Vidigal disse...

Nathalia,

A mesma recomendação serve para vc.

Separe os parágrafos com um espaço.

O blog de vcs precisa de uma padronização, ou seja, a mesma fonte em todos os posts e a mesma cor para elas.

O texto sobre a Copa de 2014 está em azul!

Por favor, acertem.

Anônimo disse...

Postem algo sobre A Lei Maria da Penha, estou precisando.

Anônimo disse...

Postem algo sobre A Lei Maria da Penha, estou precisando.