quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Ecoturismo

Por Giovana Schneider

A primeira iniciativa do governo ocorreu em 1987, com a criação da comissão técnica nacional, formada por técnicos do IBAMA (Instituto Brasileiro e dos Recursos Naturais Renováveis) e pela IMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) para monitorar o Projeto de Turismo Ecológico. Dando incentivo e orientando empresários e investidores na exploração da natureza e seus valores culturais, mas sempre preservando sua conservação.
O ecoturismo nasceu para unir o turismo ecológico à consciência ambiental. O Brasil tem muito a nos mostrar neste campo, tendo todos os tipos de ecossistemas para serem explorados.
Na indústria de turismo, o ecoturismo é o segmento que apresenta maior crescimento. Mas algumas áreas ainda são inacessíveis, como as Reservas Biológicas e Estações Ecológicas, devida à fragilidade destes ecossistemas. Ainda assim, o ecoturismo praticado no Brasil é uma atividade pouco controlada pelo mercado, deixando de gerar os benefícios sócio-econômicos e ambientais que se esperava desde o começo, e modificando a imagem do produto ecoturístico brasileiro nos mercados interno e externo.
Por isso, o Ministério da Indústria, do Comércio, do Turismo, do Meio Ambiente e da Amazônia, montaram um Grupo de Trabalho, formado por representantes destes Ministérios, junto com o IBAMA e EMBRATUR, para desenvolverem um Programa Nacional de Ecoturismo, visando o desenvolvimento ordenado do turismo ecológico no Brasil. (www.turismo.gov.br)
Para quem tem interesse em saber mais sobre este tipo de turísmo segue as entrevistas com dois profissionais da área:

Érico Vicente Dolazza
Agente de viagens da CVC Turismo
www.cvc.com.br

· Qual o perfil das pessoas que procuram viagens com esse contato maior do homem com a natureza?
Estão na faixa de 19 a 35 anos, sendo 80% casais. O restante, geralmente, são solteiros aventureiros.

· Quais as cidades mais procuradas?
Bonito, no Mato Grosso do Sul, Itacaré na Bahia e Chapada Diamantina, também na Bahia.

· Qual a sua recomendação para este tipo de viagem, e com preço bom?
Fechar um pacote sempre vale mais a pena na hora de economizar e curtir bem a viagem. Nos pacotes está incluso: as passagens de avião para ida e volta, os passeios pelas cidades, em ônibus fretado pela agência e sempre com acompanhamento de guias turísticos, e pousada.
Bonito e Itacaré têm os menores preços de pacotes.


Walter Gomes Nascimento Junior
Monitor do acampamento Peraltas – Brotas – SP
www.peraltas.com.br

· Qual o esporte radical, dentro do ecoturismo, mais praticado em Brotas?
O rafiting, que é a descida nas correntezas dos rios, e o rapel, descida por cordas feitas em cachoeiras ou montanhas.
Brotas se tornou a maior referência de esporte, dentro do ecoturismo, da região.

· Há também atividades para pessoas de idade?
São poucas as pessoas de idade que praticam algum esporte dentro do ecoturismo, justamente por serem de mais adrenalina. Mas quando fazem, geralmente optam pelo floating, que é como se fosse um rafiting, só que mais devagar e sossegado.

· As cachoeiras são o forte do Ecoturismo em Brotas, como é feita a preservação destas?
São mais ou menos 130 cachoeiras, mas apenas 35 são catalogadas. A maioria delas são privadas, neste caso, a empresa, ou o dono, que cuida da preservação, e para ter acesso as cachoeiras privadas, geralmente é cobrado uma taxa de visitação.

Nenhum comentário: